Parada dos Burros
Capítulo 5
Cisco aprendeu a ler. Não entendia muito bem alguns dos livros que lia, e teve dificuldade em assimilar a idéia de que alguns eram impossíveis de serem compreendidos. As palavras formadas não faziam o menor sentido, raras vezes entendia as pequenas. Eram cheios de virgulinhas de cabeça para baixo separando as letras. Só podiam ter escrito errado aqueles livros.
Mas ele persistiu na leitura, e ao fim de alguns meses, já tinha esgotado todos os livros que havia retirado da casa. Foi quando teve a idéia de arrancar um livro do meio de uma parede. Como esse era pequeno e fácil, leu em dois dias. Arrancou outro, e mais outro e tantos outros conforme o tempo passava.
Não sabia que era observado pelo irmão mais novo. Saía com o nascente, mas não ia ao campo. Sem a menor desculpa, abandonava o caçula na lida, e ia para o pequeno vale, onde tinha sua biblioteca dentro de uma caverna.
Durante muito tempo o irmão mais novo agüentou calado. Temia o irmão mais velho.Mas quando não pode mais suportar, a seca aumentando o trabalho, a fome e o castigo, denunciou Cisco para os pais. Incrédulos, ambos queriam pegar o menino em flagrante. Não foi necessário muito esforço para tanto. No dia seguinte, Cisco estava a arrancar livros da parede já rala da casa.
1 Comments:
ficou bom isso, pedro...
Post a Comment
<< Home