Wednesday, July 11, 2007

Esta é uma carta de suicídio

Uma carta de suicídio de quem não agüenta mais ver as prateleiras de livros de auto-ajuda e dos antidepressivos vazias.

De quem não suporta mais ver os amigos trocarem os anos de rebeldia e doação pela impaciente adesão ao mundo que existe.

Uma carta de suicídio de quem não suporta mais ver o mundo que existe.

De quem não suporta mais saber que para o mundo existir, torna-se necessário sacar a existência do menino que dorme ao meio-dia, na calçada cheia de gente. (Se não lhe saco a existência, não parto a caminho de lugar nenhum).

Mas para onde parto, já que adio meu existir num ato egoísta?

Não o adio por ninguém, senão por mim mesmo, e se o adio por mim mesmo, estou fugindo.

Se não sei para onde parto, como saberia para onde fujo?

Estanco minha fuga na consciência de que sei que há o menino que dorme ao sol de meio-dia, na calçada cheia de gente. E antes de qualquer compaixão, há a consciência, que me leva a compará-lo a um cachorro.

É como um cachorro, não mais um menino de rua. Ele não busca abrigo na marquise durante a noite, ou na chuva. Ele se estira exausto, ao sol do meio-dia, à passagem de todos. E fui eu quem lhe sugou a existência.

Da consciência, e não da compaixão, vem a culpa.

Mas a culpa a gente abana, como um cachorro sacode suas pulgas.

Sinto culpa também por ter medo, me odeio por ter medo. Tenho vontade de não ter nada, para não ter medo. Mas é preciso, antes, ter coragem para não ter nada.

Mas sinto que estou me perdendo. Voltando ao assunto, esta é uma carta de suicídio.

Não vou me matar, é claro, por causa do menino. Não o menino estirado no chão, ao sol de meio-dia. Talvez pelo medo que tenho de outro, o de olhos castanhos enormes, que me olha e pergunta:

- Você não queria ser cantor?

- Não, eu nunca quis ser cantor. Queria, isso sim, cantar bem.

- Mas esse é o verdadeiro desejo de ser cantor. Agora, veja você, quer ser jornalista, quer ser escritor. Não quer escrever bem. Entende a diferença?

Entendo e não entendo. O menino dos grandes olho castanhos é enigmático. Mas ele vê o menino estirado no chão ao sol de meio-dia.

Estou mais uma vez fugindo do assunto. Isto é uma carta de suicídio. E digo mais, é uma carta e um apelo. Que hoje, comigo, você que me lê também se suicide, porque não há motivo maior para isso do que os motivos que citei acima. E a eles poderia acrescentar muitos outros, mas todos convergem para as prateleiras de auto-ajuda e as dos antidepressivos cheias.

E se você concordar comigo que realmente há motivos para se matar por isso, vai concordar também que a vida sem as prateleiras de auto-ajuda e de antidepressivos vazias é a vida plena que queremos ter. E se assim é, a gente se mata para viver.

(Pausa grande)

Agora que já me matei, vou me redesenhar. Vou marcar pequenos pontos num papel, e em seguida conectá-los com linhas. Do desenho que sair, este sou eu. Se algum de vocês quiser seguir a receita, segue como exemplo, abaixo, alguns dos pontos que escolhi:

- Ter visto no curta da Maria-Flor o cartão postal que dei para ela.
- A morena que sambava na festa da Carol.
- A risada do Clodoaldo.
- A altivez do Rodolfo
- O fato de não ter nada para dizer sobre o Rafael
- O fato de ter pensado em escrever um texto sobre a nobreza de pessoas simples, e ter vontade de citar como exemplo o sambista Monarco, que parece um príncipe. Monarquia já!
- O fato de usar o livro Paz, Amor e SGT. Peppers como mouse pad.
- O fato de ter escrito um texto completamente desconexo, e não saber como terminá-lo, mas saber que não quero, e não vou terminá-lo depois.

7 Comments:

Blogger Gabi Rowlands said...

Olá Pedro!
Coloquei a musiquinha no blog por causa do filme mesmo... muito bom!
E deu trabalho achar essa musiquinha!!! heheh!
Já assinei seu blog via RSS!!
Até o próximo post! ;-)

6:39 AM  
Anonymous Anonymous said...

Ok, sinto-me feliz por ser responsável pela festa onde a morena sambou...

10:58 AM  
Anonymous Anonymous said...

Suicídio de Quinta-feira



Despeço-me


Ando nas ruas e já na próxima esquina

Não sou mais


Fatigado de tanto meter ao peito tantas vidas,

Procuro sobriamente deitá-las fora,

Mas me vêm em forma de desatinada dor.


Um passo e deixo na rua um pouco de mim

Mas à frente o mundo me antecipa e me refaz

E caminho perpassado pelos modos, de outros, incômodos


Exausto de mal-moldurados quadros,

favelas, gravuras, vitrines, caixotes-edifício

Integrantes-fato que participam à orquestra do caos

Que me constrói


Cometo hoje o mesmo gesto

Da outra quinta-feira, última quinta-feira

Quando me suicidei

Mas só mesmo o gesto se repete

Refeito de outro modo pois é outra a mão

A executar e não é o mesmo

Quem o leva a termo


Diante do caixote-edifício em que habito,

Esqueço-me dos demais caixotes-edifício que

A cidade afirma, das mal-molduradas vidas

Incomodamente metidas ao peito e deitadas fora

Sobriamente.


Despeço-me
Não sou mais
Me demito: bom dia!

7:32 PM  
Blogger Filó said...

Pedrinho querido

Os pontos são infinitos e o desenho nunca tem fim.

Meu curta e eu estamos envaidecidos com a presença em seu redesenho.

E você, gostou do "Luvas de pelica"?

1:26 PM  
Anonymous Anonymous said...

Nem tudo que se escreve ou se lê precisa ser comentado. Aliás, muita coisa dita seria facilmente dispensada após um breve segundo de reflexão. Um beijo, pedrito.

5:39 AM  
Anonymous Anonymous said...

Este texto tem a dor a perplexidade..que é de onde nasce uma certa liberdade também...(esta é uma descoberta recente).
Beijos, meu filho

5:01 PM  
Anonymous Anonymous said...

bonito seu texto.

8:22 AM  

Post a Comment

<< Home